quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Praias do Dia D

Não atualizei mais o blog porque eu tenho chegado morta no hotel e o quarto está sempre meio caótico. Hoje chegamos em Fécamp, uma praia no litoral da Normandia. Bem ao norte de Paris. Aqui tive que pegar um quarto só pra mim porque o hotel não aceita 4 pessoas em um quarto só, mesmo que seja uma criança. Por isso, tive um sossego e consegui atualizar!
Vou relatar como foi a visita das praias do dia D que fizemos ontem.


Roteiro das praias do dia D:

Começamos o dia indo direto para a cidade St Mère Église, perto da praia Utah, onde uma das tropas americanas desembarcou.



Depois fomos em direção a Cricqueville-en-Bessin, onde encontra-se a Pointe du Hoc. No caminho encontramos o cemitério alemão La Cambe.

A pointe du Hoc é uma praia de falésia que tem uma ponte de onde se vê boa parte do litoral. Esse ponto era estratégico para a operação Overlord, pois ficava entre a praia de Utah e Omaha.


Por isso, o local foi fortemente bombardeado. Quando as tropas aliadas chegaram lá, os alemães já tinham recuado, tornando a conquista da Pointe du Hoc mais fácil.


Depois fomos em direção de Colleville sur Mer, também na praia de Omanha, onde está o cemitério americano com 9387 tumbas posicionadas simetricamente.




Seguimos então para Longues sur Mer onde encontram-se 4 baterias de canhão muito bem preservadas. Lá já fica a praia Gold, onde desembarcaram as tropas britânicas.


Por último, quando já estava começando a escurecer, fomos a Arromanches. Nessa praia, os britânicos construiram um enorme porto. Ainda é possível ver partes dele. Na foto, bem na linha do horizonte tem umas partes escuras que também faziam parte do porto.


3 comentários:

Isabela Vieira disse...

Muito legal e triste ao mesmo tempo.

Um brasileiro disse...

oi. tudo blz? estive por aqui. muito interessante. ver a historia de perto. gostei. apareça por la. abraços.

Cristina Tronco disse...

oi isa!
nossa, as fotos estao cada dia mais lindas!!!! amei as composições principalmente no cemiterio alemão e no americano!

bju