segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Guia de Sobrevivência em Napoles

Atravessar a rua nunca é seguro. Faixa de segurança é um artigo de decoração e as sinaleiras nao se aplicam aos motoqueiros. Se ouvir uma buzina de moto, saia do caminho! Mesmo que esteja na calçada. Em ruas muito estreitas, a velocidade média dos carros é de 60km/h. Cuidado para não ter seus pés esmagados.

Não caia na pegadinha do Vesuvio (eu cai...)! Antes de visitar, ligue para o parque nacional do Vesuvio e pergunte se o parque esta aberto (depende das condiçoes climaticas). Se o motorista da van que leva até o parque disser que não sabe se estara aberto por algum motivo em italiano que não da pra entender é porque o parque estara fechado. Mesmo que ele diga que acha que esta aberto mas so pode se ter certeza la em cima (depois de ter pago).

Pechinche sempre que possivel. Italianos não aceitam cartão de crédito. Preferem não vender a ter que dar troco. De forma geral não gostam nem se quer de atender os clientes, como pode ser observado nas situações abaixo (ignorem os erros de italiano e imaginem o sotaque):

Situação A: em um restaurante de massas
-Cliente: Buon jorno
-Garçom: Mesa para 3 é la! La!
-C: Posse ver o menu?
-G: Tem pasta pomodoro, bolonhesa ou carbonara.
-C: Mas eu posso ver o menu?
-G: Pomodoro, bolonhesa ou carbonara!
-C: Mas...
-G: POMODORO, BOLONHESA OU CARBONARA!!!
-C: Pomodoro..
-G: Va bene

Situação B: No caixa do restaurante
-C: Quero pagar metade nesse cartão e metade no outro.
-G: No, no! (E varias coisas em italianos incompreensiveis)
-C: Mas...
-G: TUDO JUNTO! (arranca um dos cartoes) Va bene!

2 comentários:

Zezão disse...

De muita personalidade são esses italianos de Napóles. Para ir a Veneza, compraste as boinhas de braço? Parece que ainda está alagada.

Cris disse...

É, a Itália é legal, mas os italianos...
Gostei muito do teu guia, muito didático.
Bacio