quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Amsterdã...

Esse fim de semana foi o último de "férias", agora eu não tenho escolha senão estudar. Consegui umas passagens de trem relativamente baratas e fui rumo a Bruxelas e Amsterdã. Foram dois dias em cada, começando em Amsterdã. A cidade é muito bonita e cheia de constrastes. É a cidade do museu do Van Gogh (um dos melhores que eu já fui), da casa da Anne Frank, do bairro da prostituição e das coffe shops que vendem maconha...

Para desespero quase todas as fotos que eu apareço são de "carão"...

Um dos 450 milhões canais de Amsterdã...

Casa da Anne Frank
Quase saí chorando de lá... Difícil imaginar 8 pessoas morando lá. Pra quem não sabe, essa casa era da empresa do pai da Anne. Quando os judeus foram proibidos de ter uma empresa, ele passou pro nome de outra pessoa, mas na prática ele ainda era o dono. Depois de um tempo, eles decidiram se esconder na casa. Essa casa tem um anexo nos fundo, que era onde tinha depósito e coisas da empresa. Eles se esconderam no sótão de dois andares e contavam com a ajuda de 3 funcionários da empresa que levavam comida, jornais... Como ninguém mais sabia que eles estavam se escondendo lá, não podiam fazer nenhum barulho. Depois de meses morando lá, alguém fez uma denúncia anônima (até hoje não se sabe quem fez). Os 8 escondidos foram presos e dois colaboradores também. A casa foi esvaziada e a única colaboradora que não foi presa achou o diário e guardou. O pai da Anne Frank foi o único que sobreviveu e depois de um tempo decidiu publicar o diário. A casa foi conservada sem os móveis. Só mantiveram a estante que escondia a porta do esconderijo. O museu mostra também relatos de quem conhecia a famíliak, além de fotos e trechos do diário.

Belgian fries
Não cometa o erro de ir pra Bélgica ou pra Holanda e pedir por french fries. Eles vão responder que lá só tem belgian fries que realmente são muito boas. O meu colesterol que se cuide com tanta fritura e maionese...

Bairro ecológico
Eu fiquei em pouco decepcionada porque na verdade tecnologicamente esse bairro não tem nada de diferente dos outros. O que torna ele ecológico é que não pode passar carros e os jardins são todos comunitários, com direito a hortinha e tudo.


Andando pelo centro, de repente chego nesse lugar... Aí que eu vou comprar uma casa!


Red Light District
No primeiro dia eu tentei ir sozinha lá, mas não tive coragem e voltei. No dia seguinte eu tava com um francês e um brasileiro, aí sim tive coragem de ir. Fiquei muito impressionanda. Eu sabia que elas ficavam numa vitrine e tal, mas eu não sabia que a vitrine era tão perto da calçada. As pessoas passando na rua e elas ali... Achei meio deprimente até.


Banheiro público masculino!!!
Como vocês podem perceber tem um homem ali dentro... ele entrou enquanto eu me preparava pra tirar a foto e não estava nem aí.


4 comentários:

Zezão disse...

É legal Amsterdã, não?

arq. Camila Canazaro disse...

adorei as sacadas do bairro ecológico!

André Ache disse...

AAhh! Inveja!
Curte muito isso Isa, eu já tô louco de saudade

...principalmente duma estilo colegial que tinha no distrito da luz vermelha

Leitor Chato disse...

E as fotos de Bruxelas onde estão, ainda na máquina?