sexta-feira, 13 de março de 2009

Sobre a universidade...

A pedidos vou falar um pouco sobre a universidade... O INSA (Institut National des Sciences Apliquées) tem 5 campus espalhados pela França em: Lyon, Rennes, Rouen, Strasbourg e Toulouse. Aqui em Lyon são 12 cursos, todos da area de ciências exatas aplicadas como engenharias, bioquimica, telecomunicações e ciências da computação. O meu curso é Engenharia Energética e Ambiental. São cinco anos de curso, sendo que os dois primeiros são comuns a todas as engenharias. Eu estou cursando o terceiro ano, que é o primeiro de especialização. Meus colegas fazem 14 cadeiras, então eles têm aula todos os dias das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nas quintas de tarde, eles não têm aula, mas os estrangeiros têm aula de francês. Eles também têm que fazer uma lingua e um esporte, sendo que tem alunos do INSA que ja ganharam medalha nas Olimpiadas. Eu, por outro lado, faço 4 cadeiras e tenho bastante tempo livre. Estou tentando um estagio. Pra isso, tem que apresentar CV e carta de motivação e fazer uma entrevista (bem diferente da UFRGS). O campus da universidade é bem grande, tem 11 residências estudantis tem 5 restaurantes (dois de self-service, um grill, uma pizzaria e um de fast food) e tem também diversas instalações pra pratica de esportes, como ginasio, piscina, quadras de tênis e poliesportivas, campo de futebol... Se os alunos quiserem também podem fazer cursos de dança, teatro, artes plasticas e musica. Eu infelizmente não posso fazer e so posso fazer curso de inglês. Uma coisa que não é comum no Brasil (na UFRGS ao menos) são as associações de alunos que promovem diversas atividades. Tem associação pra praticamente tudo: Ciné Club, Japan Video Club, Cook, Yoga, Billard, Badminton, Handizgoud (sensibilização aos deficientes fisicos), Karnaval Humanitaire... Tem até associação de degustação de vinho e de cervejas do mundo...

Me lembrei de mais algumas coisas... As provas são so no final do semestre, ultima semana de junho, com toda a matéria. A avaliação das disciplinas podem incluir também trabalhos dirigidos e seminarios. O conceito obtido pode ser A, B, C, D, E ou F, sendo que F é reprovado. Se a pessoa é reprovada ela tem que refazer a prova no inicio de setembro (o proximo semestre começa na terceira semana de setembro), mas é bem raro as pessoas rodarem por aqui. Por isso os alunos fazem so as cadeiras do seu semestre (diferente da UFRGS que tu faz as cadeiras como tu bem entende, respeitando os pré-requisitos claro) e a turma segue junto até a formatura.

Prédio do departamento de Engenharia Energética e Ambiental

Residência onde eu moro, são 40 apartamentos por andar...

Comentarios Aleatorios:

Todo mundo vive me perguntando se eu ja estou morrendo de saudades de casa.. bom eu sinto falta da comidinha do papai e de alguém abanando o rabo, feliz porque eu cheguei em casa. Mas eu diria que não esta sendo nenhum pouco dificil me adaptar à vida francesa.

Encontrei um rapaz do Parana hoje que fez o visto comigo em São Paulo. Ele me mostrou um supermercado que vende tudo em pacotes econômicos. Comprei 1L de azeite de oliva, pra durar todo o ano!

Os dias estão começando a ficar um pouco mais longos e a temperatura um pouco mais amenas. Durante o dia faz cerca de 15°C, mas as noites ainda são bem frias.

(EN) Sorry, but I haven't had inspiration to write in english. Hopefully I'll have soon...
(FR) Désolé, mais j'ai pas eu aucune inspiration pour écrire en français. J'espère avoir bientôt...

3 comentários:

Anônimo disse...

bah, a última semana de junho vai ser casca então.. hehehe

arq. Camila Canazaro disse...

adorei os brises da tua faculdade
chiquérrimos!

Anônimo disse...

gostei mais desse novo look do teu blog..